Silio Boccanera Junior

Silio Boccanera Junior

Silio Boccanera Junior nasceu, em Salvador, em 3 de fevereiro de 1863. Foi engenheiro, teatrólogo, historiador e jornalista, um dos principais autores sobre o teatro no Brasil. Filho do Comendador Silio Boccanera (cavaleiro da Real Ordem de Isabel a Católica, vice-cônsul da Espanha na Bahia) e da baiana Emília Rodrigues Vaz Boccanera.

Iniciou seus estudos em Salvador e ingressou na Escola Politécnica do Rio de Janeiro, onde diplomou-se engenheiro.

Em 1908, foi premiado com medalha de ouro na Exposição Nacional do Rio de Janeiro, por trabalhos literários expostos. Em 1912, era um dos redatores da Gazeta de Notícias. Em 1913, era diretor da Secretaria do Conselho Municipal. Foi membro benfeitor e benemérito do Grêmio Literário da Bahia, membro fundador do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, membro honorário da Academia Bahiana de Letras (extinta), membro honorário da Academia Pernambucana de Letras, membro honorário da I nostre Contemporanei (Associação Internacional de Roma), membro protetor da Casa dos Artistas (sede no Rio de Janeiro) e membro correspondente de várias instituições estrangeiras. Em 1914, foi premiado no 1º Congresso de História Nacional, no Rio de Janeiro.

Silio Boccanera Junior faleceu, em Salvador, em 31 de agosto de 1928, aos 65 anos. Suas contribuições para a história do teatro no Brasil são imensuráveis. Foi um dos principais biógrafos de Carlos Gomes. São também importantes seus registros sobre os patrimônios artísticos, culturais e históricos de Salvador

OUTROS AUTORES