
Silio Boccanera Junior
Silio Boccanera Junior nasceu, em Salvador, em 3 de fevereiro de 1863. Foi engenheiro, teatrólogo, historiador e jornalista, um dos principais autores sobre o teatro no Brasil. Filho do Comendador Silio Boccanera (cavaleiro da Real Ordem de Isabel a Católica, vice-cônsul da Espanha na Bahia) e da baiana Emília Rodrigues Vaz Boccanera.
Iniciou seus estudos em Salvador e ingressou na Escola Politécnica do Rio de Janeiro, onde diplomou-se engenheiro.
Em 1908, foi premiado com medalha de ouro na Exposição Nacional do Rio de Janeiro, por trabalhos literários expostos. Em 1912, era um dos redatores da Gazeta de Notícias. Em 1913, era diretor da Secretaria do Conselho Municipal. Foi membro benfeitor e benemérito do Grêmio Literário da Bahia, membro fundador do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, membro honorário da Academia Bahiana de Letras (extinta), membro honorário da Academia Pernambucana de Letras, membro honorário da I nostre Contemporanei (Associação Internacional de Roma), membro protetor da Casa dos Artistas (sede no Rio de Janeiro) e membro correspondente de várias instituições estrangeiras. Em 1914, foi premiado no 1º Congresso de História Nacional, no Rio de Janeiro.
Silio Boccanera Junior faleceu, em Salvador, em 31 de agosto de 1928, aos 65 anos. Suas contribuições para a história do teatro no Brasil são imensuráveis. Foi um dos principais biógrafos de Carlos Gomes. São também importantes seus registros sobre os patrimônios artísticos, culturais e históricos de Salvador
OUTROS AUTORES
-
Frei Vicente do Salvador
Frei Vicente do Salvador, nascido Vicente Rodrigues Palha (Matuim, Salvador, 1564 — Salvador, 1636-1639) foi um religioso franciscano brasileiro.
-
Fernão Cardim
Fernão Cardim (Viana do Alentejo, 1549 — arredores de Salvador, 1625) foi um jesuíta português. Tendo entrado para a Companhia de Jesus em 1566, embarcou para o Brasil em 1583.
-
Manuel Querino
Manuel Raimundo Querino (Santo Amaro, 28 de julho de 1851 — Salvador, 14 de fevereiro de 1923) foi um intelectual afro-descendente, aluno fundador do Liceu de Artes e Ofícios da Bahia.
-
Nina Rodrigues
Raimundo Nina Rodrigues (Vargem Grande, 4 de dezembro de 1862 — Paris, 17 de julho de 1906) foi um médico legista, psiquiatra, professor, escritor, antropólogo e etnólogo brasileiro.
-
Evaristo de Morais
André João Antonil foi um jesuíta italiano nascido na região de Lucca, Toscana. Formou-se em Direito pela Universidade de Perúgia e aos dezoito anos ingressou na Companhia de Jesus, em Roma. Chegou a Salvador, Brasil, no ano de 1681, onde veio a falecer no ano de 1716.
-
Manuel da Nóbrega
Manuel da Nóbrega nasceu no norte de Portugal, na vila de Sanfins do Douro, dia 18 de outubro de 1517. Estudou no Porto, Coimbra e na cidade espanhola de Salamanca.
-
Gabriel Soares de Souza
Na Bahia estabeleceu-se como colono agrícola. Ali casou e prosperou a ponto de nos 17 anos de estada se fazer senhor de um engenho de açúcar, e abastado, como do seu testamento se depreende. Ganhando com a fortuna posição, foi dos homens bons da terra e vereador da Câmara de Salvador.
-
André João Antonil
André João Antonil foi um jesuíta italiano nascido na região de Lucca, Toscana. Formou-se em Direito pela Universidade de Perúgia e aos dezoito anos ingressou na Companhia de Jesus, em Roma. Chegou a Salvador, Brasil, no ano de 1681, onde veio a falecer no ano de 1716.
-
Silio Boccanera Junior
Silio Boccanera Junior nasceu, em Salvador, em 3 de fevereiro de 1863. Foi engenheiro, teatrólogo, historiador e jornalista, um dos principais autores sobre o teatro no Brasil.
-
Luís de Oliveira Mendes
Luís Antonio de Oliveira Mendes (Bahia, 1750-1817) foi um advogado e membro da Academia Real das Ciências de Lisboa. Nascido na Bahia, se formou em leis na Universidade de Coimbra, em 1777.