
Detalhes
de Silio Boccanera Júnior
Engenheiro de formação, homem de letras, dramaturgo e jornalista crítico nascido em Salvador, capital do Estado da Bahia, um dos mais importantes autores da história do teatro no Brasil, especialmente da Bahia e destaque das características culturais, da religião, da arquitetura e do turismo no estado. Educado em Salvador, casou-se (1903) com a colunista, compositora, musicista e famosa atriz Luísa Leonardo (1859-1926). Foi, por 34 anos, Diretor da Secretaria do Conselho Municipal da Bahia, dedicando-se ao estudo da história, arte e tradições de sua terra. Vivendo praticamente toda sua vida na capital sorotopolitana, morreu nessa capital. Autor de livros importantes sobre temas históricos como O theatro brasileiro (1906), O Theatro na Bahia: livro do centenário (1812-1912) (1915), Cinemas da Bahia:1897-1918 (1915), Castro Alves na Vida e na Morte (1915), Bahia Histórica (1921), O Theatro na Bahia (1924), Bahia Cívica e Religiosa: subsídios para a história (1926) e de Bahia epigráfica e iconográfica (1928).
DESCRIÇÃO DO PRODUTO
Número de páginas: 274
MAIS DA COLEÇÃO
-
Os africanos no Brasil
Os ensaios pioneiros neste livro contidos são dedicados a descrever e analisar vários elementos, entre eles os biológicos, os médicos, os penais, mas sobretudo, os elementos sociais e culturais das populações descendentes de escravos no Brasil.
-
Tratado descritivo do Brasil em 1587
O livro aborda os mais variados aspectos da nova terra colonização, topografia, geografia, agricultura, recursos naturais, indígenas e condições de defesa.
-
Cartas Jesuíticas: 1549-1560
O autor teve fundamental presença na união do Brasil entre os dois povos, o civilizado e o inculto, o invasor e o indígena e nesse livro encontram-se elementos muito interessantes para a história do povo brasileiro, sob diversos pontos de vista.
-
A Raça Africana e Seus Costumes na Bahia
Querino utilizou a terminologia do evolucionismo social para destacar os aportes dos africanos na cultura baiana.
-
O Animismo Fetichista dos Negros Baianos
Primeira obra brasileira sobre as religiões, os cultos e as práticas religiosas dos africanos e afrodescendentes na Bahia do final do século XIX
-
Tratados da terra e gente do Brasil
Os tratados de Cardim permitem-nos ter um conhecimento da terra brasileira do Quinhentos e dos povos ameríndios, assim como do papel dos Jesuítas nessa região e dos hábitos da vida nos engenhos.
Avaliação dos leitores
0 Comentários
Principais Avaliações