Manuel da Nóbrega

Manuel da Nóbrega

Manuel da Nóbrega nasceu no norte de Portugal, na vila de Sanfins do Douro, dia 18 de outubro de 1517. Estudou no Porto, Coimbra e na cidade espanhola de Salamanca.

Mais tarde, ele entrou para a Companhia de Jesus, fundada por Inácio de Loyola, em 1544, com o objetivo de converter os índios para a religião católica.

Esse trabalho o tornou um dos mais destacados sacerdotes enviados para catequizar os indivíduos encontrados no Brasil, durante a conquista portuguesa, em 1549.

Durante sua estadia em terras brasileiras, tornou-se amigo dos governadores gerais, Tomé de Sousa e Mem de Sá, este último lutava contra a invasão francesa e a hostilidade dos índios.

Esteve presente na fundação da primeira capital do Brasil, Salvador, e, mais tarde, da fundação da segunda capital, o Rio de Janeiro.

Além disso, fundou em 1553 o Colégio São Paulo na aldeia de Piratininga, ao lado do padre José de Anchieta, marco de fundação da cidade. Isso porque a função dos padres jesuítas não estava restrita somente à religião, mas também à educação.

Apesar de sua função como missionário, Padre Manuel da Nóbrega foi um conselheiro e articulador do poder político. Faleceu em 1570 no Rio de Janeiro, no dia em que cumpriria 53 anos.

OUTROS AUTORES