
Detalhes
de André João Antonil
É um livro muito raro. Impresso em Lisboa no ano de 1711, foi considerado indesejado pela Coroa portuguesa que mandou recolher e destruir todos os exemplares. Cultura e Opulência é um tratado sobre as quatro principais riquezas do Brasil no limiar do século XVIII. Em cada uma das quatro partes da obra, o autor descreve uma atividade econômica (cana-de-açúcar, tabaco, minas de ouro, e pecuária), com copiosa informação e detalhados comentários técnicos. É um livro essencial para a história do Brasil Colonial e, sobretudo, para história da produção açucareira. André João Antonil (1650-1716) era um jesuíta italiano. É autor de Cultura e Opulência do Brasil, obra que retrata a economia brasileira durante os séculos XVII e XVIII. O autor nasceu na região da Toscana e aos 18 anos ingressou na Companhia de Jesus, em Roma. Vem para o Brasil em 1681 e instala-se em Salvador (BA). Durante a sua carreira dentro da ordem jesuítica, passa por vários cargos – mestre de noviços, reitor do Colégio de São Salvador, visitador e provincial do Brasil. Morreu em Salvador (BA).
DESCRIÇÃO DO PRODUTO
Número de páginas: 274
MAIS DA COLEÇÃO
-
Os africanos no Brasil
Os ensaios pioneiros neste livro contidos são dedicados a descrever e analisar vários elementos, entre eles os biológicos, os médicos, os penais, mas sobretudo, os elementos sociais e culturais das populações descendentes de escravos no Brasil.
-
Tratado descritivo do Brasil em 1587
O livro aborda os mais variados aspectos da nova terra colonização, topografia, geografia, agricultura, recursos naturais, indígenas e condições de defesa.
-
Cartas Jesuíticas: 1549-1560
O autor teve fundamental presença na união do Brasil entre os dois povos, o civilizado e o inculto, o invasor e o indígena e nesse livro encontram-se elementos muito interessantes para a história do povo brasileiro, sob diversos pontos de vista.
-
A Raça Africana e Seus Costumes na Bahia
Querino utilizou a terminologia do evolucionismo social para destacar os aportes dos africanos na cultura baiana.
-
O Animismo Fetichista dos Negros Baianos
Primeira obra brasileira sobre as religiões, os cultos e as práticas religiosas dos africanos e afrodescendentes na Bahia do final do século XIX
-
Tratados da terra e gente do Brasil
Os tratados de Cardim permitem-nos ter um conhecimento da terra brasileira do Quinhentos e dos povos ameríndios, assim como do papel dos Jesuítas nessa região e dos hábitos da vida nos engenhos.
Avaliação dos leitores
0 Comentários
Principais Avaliações