
Detalhes
de Manoel da Nóbrega
Nas cartas de Nóbrega encontram-se elementos muito interessantes para a história do povo brasileiro, sob diversos pontos de vista. Entre os fatos que mais prendem a atenção pode-se destacar: a luta aguerrida entre cristãos e índios, o ódio dos cristãos e as calamidades que cometiam contra os índios, o desamor dos povoadores à terra, a guerra que sofriam os Jesuítas dos sacerdotes, que “tinham mais ofícios de demônios que de clérigos. Destaca-se ainda: a prejudicial população de degredados, a falta de mulheres brancas que eram tão desejadas “que quaisquer farão muito bem à terra”. “ainda que fossem erradas porque casarão todas mui bem, contando que não sejam tais que de todo tenham perdido a vergonha, a Deus e ao mundo”. O Padre Manoel da Nóbrega, um dos primeiros civilizadores desta terra, representa um papel muito importante na sociedade brasileira e exerceu tanta influência que seu nome será sempre lembrado. Teve fundamental presença na união do Brasil entre os dois povos, o civilizado e o inculto, o invasor e o indígena. E, apesar de gago, com a sua palavra soube conquistar portugueses e brasileiros. Desbastou a terra, ganhou-lhe amor, não temia o encontro de milhares de índios, falando-lhes com toda a energia e desassombro por meio de intérpretes.
DESCRIÇÃO DO PRODUTO
Número de páginas: 344
MAIS DA COLEÇÃO
-
Os africanos no Brasil
Os ensaios pioneiros neste livro contidos são dedicados a descrever e analisar vários elementos, entre eles os biológicos, os médicos, os penais, mas sobretudo, os elementos sociais e culturais das populações descendentes de escravos no Brasil.
-
Tratado descritivo do Brasil em 1587
O livro aborda os mais variados aspectos da nova terra colonização, topografia, geografia, agricultura, recursos naturais, indígenas e condições de defesa.
-
Cartas Jesuíticas: 1549-1560
O autor teve fundamental presença na união do Brasil entre os dois povos, o civilizado e o inculto, o invasor e o indígena e nesse livro encontram-se elementos muito interessantes para a história do povo brasileiro, sob diversos pontos de vista.
-
A Raça Africana e Seus Costumes na Bahia
Querino utilizou a terminologia do evolucionismo social para destacar os aportes dos africanos na cultura baiana.
-
O Animismo Fetichista dos Negros Baianos
Primeira obra brasileira sobre as religiões, os cultos e as práticas religiosas dos africanos e afrodescendentes na Bahia do final do século XIX
-
Tratados da terra e gente do Brasil
Os tratados de Cardim permitem-nos ter um conhecimento da terra brasileira do Quinhentos e dos povos ameríndios, assim como do papel dos Jesuítas nessa região e dos hábitos da vida nos engenhos.
Avaliação dos leitores
0 Comentários
Principais Avaliações